terça-feira, 10 de novembro de 2015

Relógio não é só brincadeira!


Público Alvo: Educação Infantil
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Confecção de um relógio e como usá-lo
Objetivo:
  • Perceber que o relógio é um instrumento que mede o tempo;
  • Controlar o tempo da atividade desenvolvida, contando os minutos no relógio;
  • Desenvolver a noção do tempo vivido.

Procedimentos:

  • Iniciamos a realização da tarefa discutindo com as crianças sobre os relógios de suas vivências e de suas preferências. Depois desta etapa o grupo deverá planejar qual o modelo que deverá construir. Para tal escolha o professor pode apresentar várias imagens de relógios ou solicitar que os pais procurem em revistas ou em outros materiais e enviem à escola, para serem observados, analisados e escolhidos como modelos.
  • O professor deverá disponibilizar para o grupo de crianças os seguintes materias: canetinhas coloridas, cartolinas, colchetes - perna de bailarina (para prender os ponteiros no relógio, podendo ficar móvel) e tesoura sem ponta. Depois de apresentar o material, cada criança ou grupo de crianças, constrói o seu relógio a partir da orientação do professor. 
  • Quando os relógios estiverem prontos, servirão para marcar o tempo em diversas atividades.

  • A utilização do relógio como um instrumento de medida de tempo deve relacionar-se a qualquer atividade que necessite de uma contagem e presente um significado  e funcionalidade para as crianças, como: acompanhar a rotina, marcar a duração de um passeio ou de uma culinária, dentre outras.
  • Ensinar as crianças a fazerem leituras do relógio para desenvolver a noção de tempo relacionada ao instrumento de medida desse tempo. Em um primeiro momento, tudo não passa de uma brincadeira, as crianças colam seus relógios na parede da sala, observam o relógio real e marcam a hora, fazem brincadeiras com 5 minutos de duração. Exemplo, uma ou um grupo de crianças recebe a tarefa de montar um castelo em 5 minutos, uma ou outra(s) criança(s) controla o tempo e marcam com os ponteiros do relógio, com base na dedução do que seja esse espaço de tempo. Com o desenvolvimento desse tipo de atividade em diferentes situações cotidianas de marcação do tempo, essa brincadeira transforma-se em coisa séria.
  • As crianças podem marcar no relógio o início e o final de uma atividade escolhida. O professor mostra o relógio real, ajuda as crianças a fazerem a leitura da hora, solicita que descrevam a posição dos ponteiros e marquem nos seus relógios, como no exemplo destacado na figura 1 (nesse momento o relógio construído pelas crianças são objetos de manipulação, de dedução e de aprendizagem do conhecimento sobre o tempo. Com esse trabalho, as crianças começam a construir uma noção do relógio como um  instrumento de medida do tempo.

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3231
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3236





Nenhum comentário:

Postar um comentário