Público Alvo: Educação Infantil
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Instrumentos de medida
Objetivo:
- Saber que para medir algo é preciso ter um instrumento de medida, como unidade;
- Entender que para medir a sala precisa ter referência;
- Verbalizar a atividade prática de medida.
Procedimentos:
- Escolha da forma de medição da sala de aula.
O professor conversa com as crianças e pede
para que observem os instrumentos que encontram-se na
roda; que apontem qual deles é mais adequado para medir a sala de
aula (réguas? metro? cabos de vassoura?
corda? barbante?); que escolham o instrumento para medir.
Durante a atividade, o professor vai orientando como realizar a medida das
dimensões: a largura ou o comprimento, de modo que, ao terminar de medir,
as crianças devem reconstituir a atividade, verbalizando o que
fizeram.
Diante do problema: as
crianças devem escolher o instrumento adequado para medir a
sala de aula. O professor conversa com elas , verificando as suas dificuldades
para medir com o instrumento escolhido e faz uma assembléia para
encontrar as possíveis soluções. Qual a decisão que as crianças irão
tomar? Qual instrumento que irão escolher?
Uma régua convencional?
Um pedaço de barbante de cinqüenta
centímetros?
Um cabo de vassoura?
Um metro?
Uma trena?
- Medição da sala de aula com um cabo de vassoura
O professor organiza os alunos por grupo,
um mede com o cabo de vassoura, o outro com o metro. Uma equipe mede
a largura, a outra o comprimento da sala. No final eles fazem o cálculo e dizem
quantas vezes o cabo de vassoura se repetiu ou quantas vezes o metro se
repetiu. Para cada medida, o professor registra na lousa com um traço. No
final, as crianças comparam as medidas da largura encontradas
pelos diferentes grupos e depois as medidas de comprimento, para isso o instrumento
deve ser o mesmo. Para ensinar as crianças qual é o comprimento, o professor as
orientam a tomar como referência o fundo e a frente da sala; e
para medir a largura tomam como referência as laterais da sala.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10307
Nenhum comentário:
Postar um comentário