terça-feira, 10 de novembro de 2015

Medida na Educação Infantil


Público Alvo: Educação Infantil
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Instrumentos de medida
Objetivo:
  • Saber que para medir  algo é preciso ter um instrumento de medida, como unidade;
  • Entender  que para medir a sala precisa ter referência;
  • Verbalizar a atividade prática de medida.
Procedimentos:

  • Escolha da forma de medição da sala de aula.

O  professor conversa com as crianças e pede para que observem os instrumentos que encontram-se na roda;  que apontem qual deles é mais adequado para medir a sala de aula (réguas?   metro? cabos de vassoura? corda? barbante?);  que escolham  o instrumento para medir. Durante a atividade, o professor vai orientando como realizar a medida das dimensões: a largura ou o comprimento, de modo que,  ao terminar de medir, as crianças devem reconstituir a atividade,  verbalizando o que fizeram.


Diante do problema:  as crianças  devem escolher o instrumento adequado para medir a sala de aula. O professor conversa com elas , verificando as suas dificuldades para medir com o instrumento escolhido e faz uma assembléia para encontrar as possíveis soluções. Qual a decisão que as crianças irão tomar? Qual instrumento que irão escolher?
Uma régua convencional?
Um pedaço de barbante de cinqüenta centímetros?
Um cabo de vassoura?
Um metro?
Uma trena?

  • Medição da sala de aula com um cabo de vassoura

O professor organiza os alunos por grupo, um mede com o cabo de vassoura, o outro com o metro. Uma equipe mede a largura, a outra o comprimento da sala. No final eles fazem o cálculo e dizem quantas vezes o cabo de vassoura se repetiu ou quantas vezes o metro se repetiu. Para cada medida, o professor registra na lousa com um traço. No final, as crianças comparam as medidas da largura encontradas pelos diferentes grupos e depois as medidas de comprimento, para isso o instrumento deve ser o mesmo. Para ensinar as crianças qual é o comprimento, o professor as orientam a  tomar como referência o fundo e a frente da sala;  e para medir a largura  tomam como referência as laterais da sala.


Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10307

Nenhum comentário:

Postar um comentário