Público Alvo: 3º ano do ensino fundamental I
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Multiplicação
Objetivo:
- Aprofundar o conceito de multiplicação a partir de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas;
- Levantar hipóteses sobre as possibilidades de multiplicação;
- Fixar os fatos da multiplicação;
- Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.
É necessário para esse jogo: 100 palitos de fósforo e 10 caixas de fósforo vazias para cada grupo.
Distribua o material necessário para o jogo. Explique-lhes as regras do jogo e em seguida organize-os em grupos de três ou mais colegas.
Como Jogar:
- Um dos jogadores pega quantas caixas quiser das 10 que tem ao seu dispor e coloca dentro delas quantidades iguais de palitos.
- Em seguida, mostra as caixas e conta para os colegas quantos palitos colocou em cada caixa.
- Os outros colegas calculam a quantidade de palitos e anotam o número total de palitos guardados. Depois o grupo confere quem acertou.
- Na primeira rodada de cada grupo os jogadores deverão contar os palitos fazendo uma adição, para conferir a multiplicação. A partir da segunda rodada, dependendo da compreensão dos componentes do grupo o professor decide se há a necessidade de mais conferências ou não.
- Professor, esse é um momento apropriado para que os alunos compreendam que a multiplicação é uma forma de representar, ou calcular, de maneira mais fácil, a adição de quantidades iguais. É imprescindível que o aluno compreenda isso, nesse primeiro momento da aula.
- Se você achar necessário, peça aos alunos que façam o registro de todas as rodadas, colocando o nome do colega que guardou os palitos, o número de caixas que usou e a quantidade de palitos em cada caixa.
- Depois, você pode pedir a eles que troquem as parcelas de lugar (primeiro a quantidade de palitos e depois o número das caixas usadas) para adquirirem melhor compreensão da propriedade comutativa da multiplicação (a ordem dos fatores não altera o produto.).
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49879
Nenhum comentário:
Postar um comentário